CIRANDA CULTURAL é uma rede local de iniciativas culturais criativas que potencializa novos territórios e fortalece a atuação de coletivos em suas comunidades.  Com uma metodologia colaborativa, busca incentivar o protagonismo juvenil e o empreendedorismo sociocultural por meio do pensar e do fazer artístico, promovendo e o desenvolvimento e gestão de projetos culturais criados por jovens estudantes, artistas, produtores, agentes e coletivos culturais de Muriaé-MG.

Assista a gravação da live de Abertura do Ciranda 2020 para saber mais sobre o projeto.

textura azul.jpg

O PROJETO

CIRANDA CULTURAL 2018

Com o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a primeira edição do Projeto Ciranda Cultural aconteceu no ano de 2018, integrando estudantes, educadores, artistas, artesãos, agentes e produtores culturais de Muriaé, numa rede criativa de projetos locais.

A equipe, sob a direção geral de Gilca Napier, dedicou-se a duas frentes principais de trabalho: capacitação em gestão e desenvolvimento de projetos culturais e formação artístico-cultural.

Em parceria com instituições de ensino da rede pública – E.E. Doutor Olavo Tostes, E.E. Engenheiro Orlando Flores e E.E. Professor Gonçalves Couto – foram realizadas Oficinas de Dança, Teatro e Música, beneficiando diretamente cerca de 60 jovens estudantes. Além destes espaços de sensibilização, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel da cultura e a importância dos direitos culturais para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades.

Alimentando ações inovadoras e estimulando o protagonismo sociocultural, o projeto teve grande adesão de produtores e artistas locais. Foram realizados inúmeros encontros, palestras, consultorias individuais e especializadas, reunindo mais de uma centena de participantes interessados em aprimorar suas práticas de gestão de projetos em arte e cultura.

O ineditismo do “Edital Prêmio Ciranda Cultural” ganhou destaque nesta edição, através do fomento de doze projetos artístico-culturais que circularam por vários espaços da cidade, atingindo milhares de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Culminando numa grande roda, o espetáculo “A Grande Ciranda”, gestado de forma coletiva e inspirado na Semana de Arte Moderna, encerrou as atividades do projeto, com a participação de centenas de artistas, surpreendendo grande público no Coreto da Praça João Pinheiro.

textura azul.jpg
logomarcas ciranda FINAL_site2.png