3º Sarau virtual do Ciranda: o poder do encontro



Na última quinta-feira, dia 8 de abril, aconteceu o 3º Sarau da Oficina de Música e Literatura do Projeto Ciranda Cultural. Uma noite de celebração da poesia e um encontro poderoso de poetas muriaeenses, que contou com transmissão ao vivo na plataforma You Tube pelo canal do Projeto Ciranda Cultural.


A Oficina, iniciada em outubro do ano de 2020 e que encerrará suas atividades ao final do presente mês, ao longo de seus encontros semanais, por meio de rodas de conversa virtuais, além de provocar a reflexão sobre o fazer literário, trabalhou variadas questões do cotidiano sempre tendo a poesia, a música e as artes plásticas como pontos de partida para uma forma de se pensar e interferir na realidade.


Além dos participantes, o encontro contou com a presença de três convidados. O primeiro a se apresentar foi Matheus José. Poeta, graduando em Letras pela UFVJM, residente na cidade de Diamantina – MG, publicou recentemente seu quarto livro “Poema ou poemar em meio ao caos” pela lei Aldir Blanc. A seguir, foi a vez do poeta e professor de Filosofia e Sociologia, muriaeense, mas que vive atualmente em Ervália – MG, Ruy Veggi e, por último, a poeta, musicista e graduada em Ciências Sociais pela UFV, Maria Laura. Que realizou a leitura de um dos poemas que compõe o seu primeiro livro “Maria & Laura – Diálogos sobre si mesma e sobre o mundo” publicado em junho do ano passado pela Editora Popular Venas Abiertas. Participações estas que reforçam um dos objetivos da Oficina desde o seu início, isto é, a perspectiva de construir uma troca de vivências, memórias, enfrentamentos, de se estabelecer pontes mesmo entre pessoas através da palavra poética.


Finalmente, é importante afirmar que embora a Oficina esteja caminhando para seu encerramento, acreditamos que o que foi construído no decorrer de seis meses irá extrapolar, na verdade, já extrapolou os momentos em que os participantes estiveram reunidos em torno desse poder de aproximação, pertencimento e sensibilidade que a poesia, assim como as demais manifestações artísticas, proporciona.