O grupo de formação artística do Projeto Ciranda Cultural tem por finalidade promover diálogos entre as linguagens das Artes Cênicas e o Audiovisual, buscando estreitar fronteiras entre o teatro e o vídeo. Seu objetivo é fomentar a formação artística e estimular zonas de discussão e debate em torno dos temas relacionados à cultura popular, memória e tradição. Composto por um corpo cênico de artistas-bolsistas tem como meta, ao longo dos 06 meses de duração, a promoção de um espaço de trocas de afetos e experiências.

A proposta metodológica busca traçar caminhos que compreendam as manifestações culturais mineiras e o campo da oralidade, comportamento que atravessa gerações. Concebendo a palavra como o verbo – aqui entendido também o corpo incurso nesse processo, o grupo buscará construir poéticas da palavra escrita e cantada, por meio de uma dramaturgia colaborativa, assinada e supervisionada pela dramaturga Camélia Amada.  Todo o processo de investigação e formação será mediado pelo diretor Elielson Rodrigues.

O resultado final desse processo de criação, culminará em 10 vídeo-cenas que serão exibidas ao público ao longo do mês de maio de 2021, no site e plataformas digitais do projeto. As cenas serão divididas em atos que irão se descortinar ao longo das semanas aguçando a curiosidade e suscitando plurais possibilidades de leitura e interpretação.

textura azul.jpg

GRUPO ARTÍSTICO

integrantes grupo artístico

ELIELSON RODRIGUES

Diretor do Grupo Artístico

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Processos e Poéticas da Cena Contemporânea, na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Professor na Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra e na Rede de Ensino Colégio Equipe em Muriaé (2016-2020). Ator e Diretor. Especialista em Arte e Educação pelo Claretiano - Centro Universitário (2018 - 2019). Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ (2013 - 2015), Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Minas - FAMINAS (2007 - 2012). Formado no Curso Livre Básico de Teatro pela Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra, Fundação de Cultura e Artes - FUNDARTE (2005 - 2007). Dirigiu os espetáculos: Cadê meu Jardim? (Muriaé, 2016); Cartas pra Ninguém (São João del Rei, 2018); Vertigem (Muriaé/São João del Rei, 2018); Para cada coração uma Saudade (Muriaé,2018). Curador da Mostra de Cinema e Teatro de Muriaé do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, 2019. Tem experiência em Educação e Linguagens Artísticas Contemporâneas, dedicando suas pesquisas nas áreas de Teatro-dança; Corpo e educação e Estudos sobre a Performance.

CAMELIA AMADA

Dramaturga

Camelia Amada Guedez é atriz, cantora e dramaturga. Graduada em Teatro (bacharelado) pela Universidade Federal De São João del-Rei-UFSJ (2013-2019). Atriz no curta metragem 150 Miligramas, do Diretor André Novais, pelo qual recebeu o prêmio SESC/SATED-MG de melhor atriz em curta metragem (2010). Participou como atriz/pesquisadora e produtora do grupo Transeuntes-Estudos sobre performance (UFSJ) no qual integrou as montagens “Morra! Mas antes confira nossas liquidações" e “Deus é fiel- Marca registrada" (2014-2015). Participou do projeto “Araci: Teatro, contemporaneidade e extensão Universitária” como atriz, no qual atuou na cena curta “Araci: Quando abraço de mãe não cura” e no espetáculo “Araci” (2014-2017). Dramaturga da cena curta “RG-PUTA” (2014). Atuou como musicista no espetáculo infantil “A menina e o trem”, Da Estopa-Cia Abrupta de Teatro (2016). Colaborou com espetáculos “Morada” - Cia Afoita (2017), “Vertigem” - FUNDARTE MURIAÉ (2017) e no solo “Passos” - Cia Mineira de Teatro (2018) como consultora de dramaturgia, provocadora e na interlocução dramatúrgica. É atriz e também a autora do espetáculo “Cartas Pra Ninguém” da Confraria Teatro Pau Dramático (2018). Desenvolveu a dramaturgia do espetáculo “Déficit” da Cia Mineira de Teatro (2019). Dramaturga do espetáculo “Disfonia -Golpe de Glote" e “Para além de estar vivo”, ainda em processo de montagem.

textura azul.jpg
logomarcas ciranda FINAL_site2.png